quarta-feira, 12 de junho de 2013

Compota de abóbora dá um toque caseiro no Dia dos Namorados

Texto: Daniel Figueiredo, colunista de doces do Gastronomix
Fotos: Daniel Figueiredo

A abóbora é mesmo um fruto incrível (agora fiquei em dúvida, fruto, legume ou outra coisa? Eu não sei…). Algumas variedades, como a japonesa (aquela da casca verde e bem grossa), podem durar até mais de um ano, sem refrigeração, desde que mantida inteira (sem partir a casca).
Minha irmã comprou outro dia um pedaço daquelas abóboras para doce (aquela que tem polpa bem fibrosa, a casca com listras e que costuma ser bem comprida. Já vi algumas até com mais de um metro de comprimento!).
Como era um pedaço já partido, envolvido somente com um filme plástico, tive que usar rápido para não estragar. Liguei pra minha mãe e ela me explicou como fazer. Minha avó Marietta costumava sempre fazer doces de abóbora, com ou sem côco ralado. Eu fiz da seguinte forma:

:: Compota de Abóbora

Ingredientes:
- 1kg de abóbora, descascada e picada em cubos
- 500g de açúcar cristal
- 1 pau de canela

Preparo:
- Coloque numa panela de fundo grosso a abóbora e o açúcar, leve ao fogo baixo e cubra com uma tampa. A abóbora soltará seu sumo e nele irá cozinhar. Quando a abóbora começar a se desfazer, com a ajuda de um garfo, esmague todos os cubos de abóbora, até transformar tudo em uma pasta fibrosa, junte o pau de canela e mexendo sempre, cozinhe até que engrosse.

- Quando começar a despregar do fundo da panela, desligue se quiser um doce para comer às colheradas, ou deixe mais algum tempo no fogo para um doce mais duro. Tire o pau de canela e transfira para um pote, mantenha na geladeira, fica melhor ainda no dia seguinte.
Aproveitando alguns biscoitos folheados que eu tinha no armário (infelizmente não sei a marca), os recheei com um pouco do doce de abóbora, polvilhei açúcar e servi no chá. Não ficaram bonitos? A compota de abóbora também fica ótima com queijo branco :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário